COMSET

Ventilação Comercial

RECUPERAÇÃO DA ENERGIA DE VENTILAÇÃO

O sistema de ventilação comercial é fundamental para manter um ambiente confortável e saudável no espaço interno. O equipamento central do sistema de ventilação é a Roda Entálpica, que reduz a carga do ar externo e permite alta qualidade do ar interno sem prejuízos.

Ventilação Comercial E Recuperação de Energia

A qualidade do ar interno e fundamental para o bem-estar dos ocupantes do ambiente. As condições térmicas é um fator que impacta no conforto, e as substâncias químicas e biologias presentes no ar é um outro fator que pode até prejudicar a saúde dos ocupantes.

Para manter um ambiente confortável e saudável, o ar interno deve ser condicionado para condições recomendadas, e renovado com novo ar externo para manter controle da acumulação de substâncias químicas e biológicas. Isto é a responsabilidade do sistema de ventilação.

O sistema de ventilação composto filtros para limpar o ar, tomadas de ar externo para renovar o ar, climatizadores para condicionar o ar e remover calor e umidade dos ambientes, ventiladores e dutos para distribuir o ar, e até lâmpadas UV para combater substâncias biológicas no ar. O Fancoil é o equipamento central em muitos Sistemas HVAC, integrando a maioria das funções do sistema de ventilação em um gabinete.

Levando em conta o impacto ambiental e o custo alto da energia, o tratamento do ar deveria ser processado com consumo mínimo de energia. Neste aspecto, o recuperador da energia de renovação do ar interno é fundamental. O recuperador utilize o ar interno a ser trocado, para resfriar e desumidificar o novo ar externo.

A Heatex oferece dois tipos de trocadores ar-ar para recuperação da energia de ventilação. A Roda Entálpica que troca temperatura e umidade entre dois fluxos de ar, e o Trocador de Calor de Placas que troca temperatura.

Roda Entálpica

Em países quentes e úmidos como Brasil, em torno de 2/3 da carga térmica de ventilação depende da alta umidade do ar externo. Porém, a Roda Entálpica é o selecionamento preferido com melhor retorno do investimento.

  • A Roda Entálpica reduz a carga térmica de ventilação com 70%, ou em torno de 20% da carga térmica total em por exemplo Rio de Janeiro. A economia de reduzir a capacidade do Sistema AC com 20% é mais de suficiente para pagar a Roda Entálpica e a sua instalação.
  • A redução da capacidade do Sistema AC com 20% também reduz a conta da energia elétrica com um pouco menos de 20%, porque a Roda Entálpica não consume energia. A economia da conta de energia pode ser substancial; acumulado sobre 10 anos, pode pagar 50% do custo do Sistema AC, em Rio de Janeiro.

A Roda Entálpica traz várias outras vantagens para o sistema AC. Com a redução da carga térmica de ventilação com 70%, o sistema é menos sensível de aumento da taxa de ventilação, oferecendo melhor qualidade do ar interno pelo menor custo. A roda também diminui riscos de condições extremas do ar externo, dos futuros impostos relacionados com meio ambiente, e garante que projetos LEED atendem eficiências estipuladas.

Trocador de Calor de Placas

O Trocador de Placas recupera apenas 1/3 da energia comparado com a roda entálpica, mas tem outras vantagens como vazamento zero entre os fluxos do ar, livre de manutenção, confiabilidade praticamente 100%, e a vida útil acima de 15 anos. Com esta característica, o Trocador de Placas é preferencial em alguns projetos específicos;

  • Em projetos com 100% de troca do ar, ou seja, com ar de exaustão contaminada, o TCP com zero vazamento pode ser aplicado. Por causa da alta taxa de renovação do ar (100%), o retorno de investimento da placa sensível até excede o retorno da roda.
  • Hospitais com climatização o ano inteiro, dia e noite, é uma boa aplicação do TCP que pode recuperar energia no clima quente tanto como frio. As horas estendidas acumula energia recuperada, se, custos de manutenção, e a longevidade do TCP garante um lucro atrativo sobre os anos. 
  • TCP pode ser aplicado para recuperar a energia perdida do processo de desumidificação e reaquecimento, reduzindo a capacidade e consumo de energia de 5% até 20%, dependendo da aplicação.

produtos recomendados

Roda Entálpica Modelo E

Em geral, para ventilação comercial em países quentes e úmidos, recomendamos o trocador de calor rotativo modelo E, a Roda Entálpica, com capacidade de transferir temperatura e umidades entre dois fluxos de ar.

Trocador de Placas Modelo H

O trocador de placas modelo H pode ser recomendado para projetos com ar de exaustão poluído, com 100% de ar externo, para hospitais e outras aplicações com horas estendidas, e para o processo desumidificação e reaquecimento.

Referências

Shopping Bosque Grão – Belém, PA

Com alta umidade do ar externo, as rodas entálpicas da Heatex minimiza o consumo da energia elétrica do Shopping Bosque Grão.

Estádio Governador Magalhães Pinto, Belo Horizonte, MG

Estádio Governador Magalhães Pinto com sistema de ar-condicionado de alta eficiência e recuperação de energia das rodas Heatex.