Resfriamento Datacenters
Gerenciamento Térmico é um fator chave para manter baixos custos operacionais do Datacenter, e a maioria dos Datacenters no exterior já utilizam FREE COOLING. O trocador Heatex permite resfriamento do Datacenter, sem contato entre os eletrônicos e o ar externo, na forma indireta ou evaporativa.
Resfriamento Datacenters
O Datacenter é um espaço físico com equipamentos IT que fornece serviços de armazenar e processar dados. Os equipamentos IT emitem calor que é removido com um sistema de ar-condicionado, e a sala interna é isolado do ambiente externo para proteger os eletrônicos da poeira, umidade e elementos corrosivos.
Os equipamentos IT operam praticamente todas as horas por ano, emitindo calor e gerando alta carga térmica, resultando em alto consumo da energia do sistema AC. In fato, o sistema AC representa 40% do consumo total da energia do Datacenter. Porém, surgiu o conceito FREE COOLING, que utilize ar externo para resfriar o Datacenter, sem consumir energia no Sistema AC.
FREE COOLING para Datacenters pode ser direto, com ar externo entrando o Datacenter. Esta solução é eficiente, mas os electrónicos do Datacenter são expostos do ar externo, e a troca dos filtros elevam o custo de manutenção. FREE COOLING indireto com ar externo utilize um trocador de calor ar-ar para resfriar o ar interno, sem expor os eletrônicos da umidade e dos componentes corrosivos do ar externo. FREE COOLING indireto pode ser acoplado com resfriamento evaporativo do ar externo, baixando a temperatura com 5 – 8 oC com melhor economia.
O interesse em FREE COOLING para Datacenters cresceu exponencialmente no exterior a última década. No ano 2015, ASHRAE lançou a nova classificação das condições do Datacenter, com novos eletrônicos operando com maiores temperaturas, facilitando FREE COOLING também em países subtropicais e tropicais. Entre tudo, a nova classificação permite a eliminação do sistema AC central do Datacenter, com grande economia no primeiro custo tanto como do consumo de energia elétrica.
Hoje, a Heatex fornece várias empresas no ramo de resfriamento dos Datacenters com trocadores ar-ar, com ou sem resfriamento evaporativo, surgindo como um dos líderes no ramo.
FREE COOLING Indireto
Neste sistema, o trocador de calor é integrado no climatizador do sistema AC, utilizando ar externo para pré-resfriar o ar de retorno do Datacenter antes de entrar na serpentina do sistema AC. Nos dias/noites mais frios, o sistema AC pode ser resfriado com apenas ar externo, e nos dias mais quentes com o sistema AC é o resfriador principal do ar de retorno.
O desempenho deste sistema depende da região da instalação do Datacenter, tanto como das temperaturas do ar de insuflação e ar de retorno do Datacenter. Em regiões mais frios (Sul e Sudeste no alto nível do mar), o desempenho deste sistema melhora e pode reduzir a consumo da energia do sistema ac om até acima de 60%, com o sistema ac ligado apenas nas horas mais quentes do ano.
O trocador de calor será integrado com o Fancoil, formando uma UTA praticamente igual com qualquer unidade do mercado de AVAC, já com centenas de instalações no Brasil. O sistema deve ser equipado com variador da velocidade do ventilador do ar externo, permitindo controle exato da temperatura de insuflação quando o sistema AC é desligado.
Com mais de 400 trocadores de placas instalados no Brasil, a Heatex é bem posicionado para atender o mercado de FREE COOLING Indireto no Brasil.
FREE COOLING Evaporativo
O sistema com resfriamento evaporativo é mais complexo e envolve resfriamento evaporativo do ar externo para baixar a temperatura. Ao contrário do Sistema Indireto, este sistema também reduz a capacidade do sistema AC. O motivo principal de aplicar um sistema FREE COOLING Evaporativo é de substituir o sistema AC do Datacenter, com grande economia do primeiro custo, e com redução do consumo de energia acima de 90% em muitos casos.
Para conseguir substituir o Sistema AC do Datacenter, a unidade FREE COOLING pode ser equipado com um pequeno sistema AC auxiliar para resfriar o ar de retorno nos dias mais quentes do ano. Em regiões no Brasil aonde o ar externo corresponde com 23 oC e 90% UR após resfriamento evaporativo, o Sistema FREE COOLING pode ser aplicado para ar de retorno/insuflação de mais ou meno 35/25 oC.
O sistema FREE COOLING Evaporativo é mais complexo do que o sistema passivo, com o sistema de resfriamento evaporativo tanto como o sistema AC auxiliar integrado na unidade. Algumas empresas surgiram como líderes mundiais de fornecimento destes sistemas, e a Heatex é um dos fornecedores de trocadores ar-ar para este mercado.
Trocador de Calor Evaporativo
Máxima Eficiência Energética
A estrutura das placas foi desenvolvida para criar um fluxo de leve turbulência, combinando alta eficiência com baixa perda de pressão, um fator importante para aplicações de Datacenters.
Proteção contra corrosão e estanqueidade à água
Placas revestidas com epóxi de simples, duplas ou triplas camadas, juntamente com estruturas pintadas com tinta de pó e bordas de placas lacadas com vedação de poliuretano (PUR), junto com testes rigorosos da estanqueidade do trocador, garantem proteção completa contra corrosão e vazamento cruzado por a vida útil o produto.
Custo-Benefício
Como todos os trocadores de placas da Heatex, este trocador para Datacenters é livre de manutenção, tem zero vazamento do ar (e água), e com expectativa de vida útil acima de 15 anos, resultando em um custo-benefício elevado.
produtos recomendados
O Mais versátil
O Modelo H é o original do trocador de calor de placas de fluxo cruzado da Heatex. O trocador vem com uma ou mais camadas de epóxi para aumentar a resistência à corrosão. As distâncias das placas podem ser selecionado de pequenas até altas com perda de pressão muita baixa.
O Mais Eficiente
O modelo H é disponível com placas corrugadas trocador de calor de placa de fluxo cruzado mais eficiente da Heatex. Ele combina baixo peso com alta resistência à pressão diferencial e uma ou várias camadas de epóxi para aumentar a resistência à corrosão.
Desempenho Superior
A alta eficiência da placa Heatex permite alto fluxo de calor, mantendo a temperatura baixa do gerador
Manutenção Mínima
Sophisticated fouling resistant design, corrosion resistant materials, and few moving parts
Confiabilidade
Closed loop system and no need for liquid-based refrigerants for cooling